O Sebrae acaba de lançar o Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia e a novidade já está chamando a atenção dos empresários de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Pela primeira vez, donos de panificadoras dessas cidades poderão participar de uma disputa que promete elevar os padrões do pão francês no estado, impulsionando a qualidade e a competitividade do setor. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, no site oficial do concurso. Os participantes precisam ter a atividade de panificação registrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
“O Sebrae este ano está com esta supernovidade: o concurso que vai eleger o melhor pão francês da Bahia. E quero muito que esse título venha para a região Oeste. Mas, independentemente de ganhar ou não o concurso, a mensagem que fica para todas as panificações é de uma oportunidade de melhoria, é uma chance de olhar com carinho para esse produto, que é o principal responsável por grande parte do faturamento das panificações do nosso Estado”, afirma o gestor técnico do Sebrae em Barreiras, Danilo Ivo.
O concurso busca reconhecer os melhores pães franceses, avaliados por uma comissão técnica que observará aspectos como cor, crocância, simetria, além de textura e estrutura do miolo. As qualidades sensoriais, como aroma e sabor, também serão avaliadas. Luciana Silva Carneiro, dona da panificadora Delícia, destaca o impacto positivo do concurso: “É fantástico participar de uma iniciativa que traz reconhecimento e conhecimento ao nosso trabalho. Mesmo quem não vencer, sai ganhando com a troca de experiências entre os participantes”.
George Cerqueira, dono da panificadora Italiana, também parabenizou o Sebrae: “Essa iniciativa nos dá uma visão técnica sobre o que fazemos. Muitas vezes nos acostumamos com o que já produzimos e essa análise externa nos ajuda a melhorar e a ajustar”.
Os três finalistas da etapa regional seguirão para a etapa estadual em Salvador. Além do troféu de Melhor Pão da Bahia, os vencedores ganharão a oportunidade de participar da missão empresarial da FIPAN, a maior feira de panificação da América Latina, e receberão prêmios como notebook e smartphone.