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Sebrae promove palestra sobre utilização das redes sociais para fortalecimento de marcas

Apresentação aconteceu durante o Summit Internacional de Branding (SIB), neste sábado (5), no Costa Azul
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
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Numa iniciativa do Sebrae Bahia, a palestra “Fortaleça sua marca, alcance os clientes certos e aumente suas vendas usando redes sociais”, ministrada pelo empresário Pedro Motta, deu início às atividades, no turno da tarde deste sábado (5), do Summit Internacional de Branding (SIB), realizado no CECBA, no Costa Azul, em Salvador. A segunda edição do encontro reuniu um time de palestrantes expert em branding, que apresentaram nos dias 4 e 5 de outubro ensinamentos valiosos a empreendedores de variados segmentos sobro como serem valorizados, reconhecidos e bem pagos através do fortalecimento da marca de seus negócios.

Pedro Motta é dono da Fuego Content, empresa de gestão de marketing e produção de conteúdo. Ele explica que a agência identifica as necessidades do cliente, quem são seus clientes, dá início ao processo de compreensão da marca a ser trabalhada e em seguida passa à estratégia de produção de conteúdo (o que postar, como postar, quais os melhores canais a serem utilizados, dentre outras ações). “O normal é que as pessoas pensem apenas em usar as redes sociais para vender mais. Mas não basta apenas vender. É necessário chegar aos clientes certos. E para chegar nesses clientes e fazê-los comprarem nossos produtos e serviços a marca precisa ser forte”, observa.

Ele lembra que esteve do SIB 2023 como ouvinte e afirma que a participação significou uma virada de chave em sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. “Após ter participado do SIB do ano passado, eu mudei o plano e o modelo de negócios da minha empresa e consegui aumentar o tíquete, a percepção de valor por parte dos meus clientes aumentou e um ano depois estou aqui para compartilhar um pouquinho dos conhecimentos de estudo e também da experiência que adquiri na prática”, revelou.

Segundo o especialista em marketing digital, para obter sucesso nas redes sociais, “é necessário que o empresário conheça as dores dos clientes, como eles interagem no ambiente no qual o seu negócio está inserido e como vão acontecer essas interações. E para isso é necessário escolher as ferramentas corretas. O resultado é o aumento das vendas”.

Para ele, fortalecer a marca e aumentar as vendas é algo simples e ao mesmo tempo complexo. “A gente faz isso produzindo conteúdo intencional e temos que saber fazer as perguntas certas”, diz. Pedro elenca algumas questões que devem ser propostas: “Por que utilizar as redes sociais?”. De acordo com o palestrante, 62,7% usuários do Instagram no mundo o utilizam para pesquisar produtos e serviços. No Brasil, dois terços dos internautas compradores têm o hábito de pesquisar produtos e serviços nas redes sociais antes de adquiri-los. Desses dois terços, 77% utilizam o Instagram. E além disso, 77% dos internautas no Brasil têm entre 16 e 64 anos – faixa etária em que se incluem as personas relacionadas à grande maioria dos segmentos de negócios – e pesquisam os produtos e serviços que querem comprar. “Eles não buscam o perfil oficial da marca, mas sim a opinião das pessoas”, destaca.

Outra pergunta que deve ser feita, segundo Pedro Motta é: “Como produzir conteúdo com intencionalidade?”. E adianta que a resposta está nas ferramentas de Administração “Jornada do Cliente” e “Funil de Vendas”. “Eu tenho certeza de que quem tem conta no Instagram já ouviu falar delas, já tentou aplicar ou já as aplica”. Ele revela que uniu e simplificou os dois conceitos para serem usados de forma prática e objetiva no ambiente digital. “No início, minha principal dúvida era o que postar para atrair o cliente”, lembra.

Pedro explica que seu método identificou mais três fases: a da conversão de possíveis compradores, o momento da venda e a fidelização do cliente (encantamento), quando este passa a atuar como um “advogado da marca”, com depoimentos, por exemplo, de pessoas que ficaram satisfeitas com a aquisição do produto ou serviço a tal ponto que verbalmente o indicam. “Explorar o Instagram não é apenas uma parte do algoritmo para se ver o que está em alta. Essa rede é uma fonte poderosa de informação sobre a concorrência e sobre o nicho em que se atua”, frisa.

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