ASN BA
Compartilhe

Primeiro Café com Negócios movimenta Riacho de Santana e fortalece empreendedorismo local

Evento possibilitou integração entre estudantes e empresários, além de incentivar a economia
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Colégio Estadual Sinésio Costa, em Riacho de Santana, Oeste baiano, realizou o I Café com Negócios, um evento pioneiro voltado para o empreendedorismo local. O projeto foi fruto de estudos conduzidos por alunos do 2° ano Integral e 3° Técnico em Agroindústria, nas aulas de Estação IX, com o objetivo de conectar estudantes a empreendedores da cidade. Com o apoio do Sebrae em Barreiras, o I Café com Negócios também promoveu palestras sobre empreendedorismo.

“O Sebrae sempre apoia iniciativas que fomentam o empreendedorismo. Hoje, esses participantes são estudantes, mas amanhã podem se tornar futuros empreendedores e fazer a diferença no mercado local. O mais interessante nesse tipo de evento é a troca de experiências entre os estudantes e os empresários locais, além do networking realizado entre eles”, afirma o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Danilo Ivo.

A palestra levada pelo Sebrae teve como tema “Educação empreendedora e o novo tipo de consumidor”, ministrada pela consultora Ana Paula Amaro. Segundo a professora Erineide Alves da Silva Magalhães, coordenadora do projeto, a palestra inspirou aos alunos e os 50 empresários presentes a buscarem soluções criativas para os desafios sociais e econômicos enfrentados no município. “A participação do Sebrae foi essencial para fomentar o pensamento inovador e fortalecer os laços entre os diversos setores locais”, afirmou.

Além disso, os participantes também assistiram a uma palestra sobre “A Importância do Marketing Digital”, ministrada pela professora Doutora Tânia Nunes, convidada do colégio. O evento proporcionou aos alunos uma visão prática do setor terciário e do papel fundamental que o marketing digital desempenha no sucesso dos pequenos negócios. “Com a modernização, propostas como essa são essenciais para o desenvolvimento estratégico do comércio”, destacou a aluna Sofia Lima, de 16 anos.

O estudante Luciano Cássio Silva Fernandes, de 17 anos, reforçou a importância do aprendizado obtido durante o desenvolvimento do projeto. “O Café com Negócios nos ensinou que o sucesso de um empreendimento não se baseia apenas em bons produtos, mas também em uma forte estratégia digital”, concluiu.

O I Café com Negócios foi avaliado de forma positiva pelos empresários, que destacaram o impacto do evento em suas atividades. Giovani de Assis, dono de um comércio de produtos veterinários e uma clínica de assistência médica veterinária, disse que o encontro foi decisivo para a melhoria na gestão de seus negócios.

“O encontro foi interessante e de grande importância, tanto para os alunos quanto para nós, empresários. As palestras abriram nossos olhos, especialmente na área de divulgação, já que antes eu utilizava apenas o rádio. Agora, com a divulgação de serviços e procedimentos, a clínica ganhou mais visibilidade e clientes que não nos conheciam”, comentou Giovani.

Ele ainda destacou a mudança na gestão após o evento. ” O Café com Negócios nos ajudou a aprimorar a gestão, separando as atividades de cada empresa. Desde então, já fiz outros cursos online de gestão, mas o ponto de partida foi esse evento, que despertou em mim a necessidade de melhorar os pontos que estavam a desejar”, reconheceu.

Adriana Maria de Oliveira, empresária do setor de confecções e calçados adulto e infantil, também elogiou a iniciativa, realizada. “O evento foi excelente e foi um grande incentivo para os alunos presentes. A palestra sobre marketing digital foi muito valiosa para o meu ramo de atividade. Já estou aplicando algumas técnicas no meu comércio”, afirmou.