O Sebrae em Vitória da Conquista mais uma vez apoiou o Concurso de Qualidade de Café, promovido pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região (Cooperbac), juntamente com a Prefeitura Municipal de Barra do Choça. Na noite de 18 de outubro, foi realizado evento para reconhecimento dos cafés de qualidade produzidos pelos cafeicultores regionais.
O Concurso teve o objetivo de incentivar a produção de cafés de qualidade superior, divulgar o potencial de qualidade e sustentabilidade dos cafés produzidos pelos participantes do concurso, fortalecer o trabalho cooperativo e associativo entre os cafeicultores participantes, além de fomentar o desenvolvimento territorial promovido pelas organizações parceiras, públicas e privadas, do município e região.
O concurso foi dividido em duas modalidades: cafés despolpados e cafés naturais. Foram oferecidas premiações que somaram quase R$ 70 mil e ainda prêmios especiais sorteados entre os pequenos produtores participantes. O concurso foi dividido em três etapas: lançamento, classificatória e a etapa de premiação.
A gestora do projeto cafés especiais do planalto da Conquista, Mônica Rizério, destacou a relação do Sebrae com os produtores participantes do concurso através de apoio, capacitações e consultorias que intensificaram o trabalho nas propriedades. “Praticamente todos os que ganharam tiveram alguma intervenção nossa. Seja apoio com acesso à mercado, participação em feiras, capacitação de liderança, gestão ou a última ação que foi uma consultoria de colheita e pós colheita, na qual trabalhamos com 12 pequenos produtores da agricultura familiar, subsidiando 70% da consultoria com a Prefeitura de Barra do Choça assumindo os outros 30%. É uma alegria muito grande ver esse trabalho dos produtores sendo reconhecido e refletindo sobre o papel do Sebrae na construção desse resultado”, destacou a gestora.
Um dos vencedores do concurso foi o produtor José Nildo, que participou da consultoria oferecida pelo Sebrae. Ele conquistou o 4º lugar na categoria despolpado. Para ele, é o reconhecimento de um trabalho coletivo. “Externamos a nossa alegria e mais sinceros agradecimentos primeiramente à Deus, porque sem ele nada é possível, à Prefeitura Municipal de Barra do Choça e à Cooperbac pela realização do concurso, ao Sebrae e também à Glayco pela consultoria na colheita e pós colheita de preparo de cafés especiais. Agradecemos à Aline Trancoso por nos apresentar um novo universo que é a rota dos cafés especiais e para cada produtor que acreditou e acredita num futuro cada vez melhor”, ressaltou o produtor.
A presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, destacou a importância do apoio do Sebrae para a realização do concurso. “O Sebrae é de grande importância na realização desse evento, partindo da concepção do mesmo, porque quando pensamos em ter o concurso de qualidade de café, durante a criação do plano de negócios que foi feito através de um consultor do Sebrae, viu-se a necessidade de ter um concurso para a valorização dos cafés especiais. Depois começamos a desenvolver ações de capacitação para produção de cafés especiais. Agora, o Sebrae está junto com a gente diretamente na organização, valorizando os cafés da nossa região”, concluiu a presidente.