Após dois meses do evento “Empreenda 50+”, promovido pelo Sebrae em Barreiras, os participantes já colhem os frutos de uma experiência inovadora. Focado em capacitar pessoas acima dos 50 anos, o curso trouxe renovação de ânimo e, principalmente, motivação para aqueles que, por causa da idade, deixaram de lado o sonho de empreender.
Na capacitação foi abordada a importância de alinhar o empreendedorismo aos sonhos de cada um, destacando a experiência acumulada ao longo dos anos como um trunfo no mundo dos negócios. Thaise Anjos, analista técnica do Sebrae em Barreiras, enfatiza a crescente participação de empreendedores acima dos 50 anos no mercado de trabalho.
“Esse público traz consigo experiência, conhecimento e determinação, quesitos fundamentais para se destacar no mercado. O evento contou com palestrantes renomadas, como Ívia Santana e Maria da Penha de Faria, que compartilharam suas visões sobre empreendedorismo e economia criativa”, diz a analista. De acordo com a palestrante e educadora financeira, Ívia Santana, dados recentes indicam um aumento significativo no empreendedorismo entre pessoas acima dos 55 anos no Brasil, com cerca de 2,5 milhões de novos empreendimentos surgindo em 2019”, relatou.
O Empreenda 50+, encheu de entusiasmo, especialmente, as artesãs da Associação Barreirense de Artesanato (ASBART). A presidente Maria Inêz destaca como o treinamento está sendo positivo. “Se já estávamos empreendendo, agora será ainda melhor. Foi maravilhoso e todas as meninas que participaram estão se sentindo mais motivadas”.
O entusiasmo das artesãs ficou visível, com muitas delas descobrindo novas razões para empreender, independentemente da idade. Maria Inêz ressalta que o evento foi uma virada para várias participantes, especialmente aquelas com mais de sessenta anos. “Elas ficaram radiantes. O evento as fez olhar para o futuro de maneira diferente”, assegurou.
Aos 70 anos, Marly Franque, participante da ASBART, é um exemplo de firmeza e criatividade no mundo do artesanato. Com 20 anos de experiência, ela tem se destacado por sua dedicação em sempre se atualizar. Após o Empreenda 50+, Marly aprimorou suas habilidades e expandiu sua visão de negócios.
A artesã é frequentadora assídua dos treinamentos oferecidos pelo Sebrae, acreditando que cada oportunidade traz novas ideias para suas criações. Com o objetivo de sempre produzir peças únicas,mostrando que a idade não é um obstáculo, mas, sim, uma vantagem para inovar e encantar a clientela. “O curso nos mostrou que as pessoas 50+ têm muita capacidade de estar no mercado e atender bem o público. Não quero cair na mesmice. Toda oportunidade é bem-vinda”, afirma com entusiasmo.