Entre os dias 5 a 7 de novembro, as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória receberam o “Circuito Black Friday de Sucesso – Venda e Lucre Mais”, uma série de palestras promovidas pelo Sebrae em Barreiras para preparar os comerciantes para a Black Friday, uma das datas de consumo mais aguardadas no Brasil. O evento, conduzido pelo especialista em vendas e marketing, João Laurentino, focou em oferecer ferramentas e técnicas para que as empresas aumentem a lucratividade durante a Black Friday e no pós-venda.
“Estamos iniciando um mês que é importante para as vendas, com datas que impulsionam o consumo. O objetivo é preparar o comércio para alcançar melhores resultados. O próprio nome do evento já deixa claro: ‘Venda e Lucre Mais’. Queremos que as empresas realmente consigam alcançar esses objetivos”, afirmou o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Carlos Cayres. Ele destacou ainda que o resultado do Circuito é “muito satisfatório”.
“Quando focamos em datas específicas, vemos uma adesão significativa, especialmente por parte das empresas que entendem a importância de treinar suas equipes. Ao realizarmos eventos como este, vemos muitas empresas engajadas e atentas às dicas que são compartilhadas. E, ao analisarmos os resultados após o período, é gratificante ver que os empreendimentos conseguem faturar mais”, disse.
A gerente da loja Encaixe Versátil em Barreiras, Cristiane Oliveira, foi uma das participantes e ressaltou que é necessário aplicar os ensinamentos no dia a dia do comércio. “Estamos organizando promoções e reavaliando o estoque, e a palestra nos deu a confiança de que estamos no caminho certo. Nossa expectativa para a Black Friday é de grandes vendas”, contou Cristiane, que destacou também a importância de melhorar continuamente o atendimento ao cliente e ajustar o portfólio de produtos para o evento, marcado para a última sexta-feira do mês, dia 29.
Durante a palestra, João Laurentino enfatizou que é preciso definir estratégias claras para escolher os produtos que serão colocados em promoção, os que não podem receber desconto e como ajustar as margens de lucro de determinados itens. O especialista também explicou que mais do que atrair clientes, os comerciantes devem aproveitar o momento para criar uma estratégia de gestão sólida, que possa ser utilizada para planejar as vendas de Natal, janeiro e fevereiro, afirmando que “com uma boa estratégia, os empresários conseguem maximizar suas vendas durante a Black Friday e também estabelecer um relacionamento com os clientes para os próximos meses”.
A empresária Ana Paula Figueiredo, dona da Ótica Sttyllus em Barreiras, falou sobre suas expectativas para o futuro após participar do Circuito. “Acredito que pequenas atitudes, como oferecer um produto com mais atenção ao cliente, fazem toda a diferença. Saio daqui mais motivada e com novas ideias para aumentar as vendas, fidelizar nossos clientes e fazer de 2025 um ano de sucesso para o meu negócio”, concluiu Ana Paula.


