Os cafés especiais do Planalto da Conquista foram destaque durante mais uma edição da e-Agro. O evento, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro no Centro de Convenções de Salvador, recebeu também uma missão empresarial com 43 produtores de leite e laticinistas do Sudoeste baiano.
Em 2024, a e-Agro recebeu cerca de 9 mil visitantes e projetou cerca de R$ 30 milhões em negócios. Um espaço plural que contou com capacitações, exposição de artesanatos de referência, diferentes stands, programação cultural dentre outros. Um desses espaços foi o Sebrae Origens, com produtos originais do estado e, dentre eles, os cafés especiais do Planalto da Conquista e também outros produtos da região como chocolate, biscoitos, geléias, chips de banana dentre outros.
Os cafés especiais do Planalto da Conquista também foram destaque no evento durante o painel “Cafés especiais: conexões entre produtor, qualidade e mercado” que aconteceu na arena plantio. Participaram do painel Carmen Sousa, representando o Sebrae Nacional, Brenda Matos da Xodó cafés especiais, Gayco Rege do café do João e Alline Trancoso bióloga e pesquisadora dos cafés especiais no doutorado em agronomia da Uesb em Vitória da Conquista.
Alline Trancoso destacou a oportunidade de poder representar os cafeicultores do planalto da conquista e apresentar os resultados da tese de doutorado. Ela conta que a Rota dos Cafés Especiais evidencia o pioneirismo de Barra do Choça com seus Cafés premiados, o melhor mel do Nordeste, 5º lugar Nacional no concurso CNA, a diversificação da agricultura familiar com frutas como o morango, a beleza das matas nativas, a exuberância das cachoeiras na terra do Café e das águas.
“Um povo acolhedor que se conecta através da Rota Turística à Vitória da Conquista: A Capital do Biscoito. A Joia do Sertão Baiano, a terra de Glauber Rocha, grande centro comercial e turístico. Palestrar sobre o Planalto da Conquista com Carmem Sousa, Brenda, Glayco e uma plateia de altíssimo nível tornou o momento enriquecedor. Fui para o evento levar os nossos resultados e voltei com ideias muito maduras” ressaltou Trancoso.
Além disso, o Sebrae em Vitória da Conquista oportunizou a participação de 43 produtores de sete municípios da região na e-Agro: Itapetinga, Itarantim, Nova Canaã, Iguaí, Ibicuí, Vitória da Conquista e Itororó.
Para a analista técnica do Sebrae em Itapetinga, Andressa Coelho, que acompanhou a missão empresarial, o evento ofereceu uma rica contribuição para todos os participantes. Ela pontuou que os integrantes da missão puderam participar da programação técnica, que contou com diversas palestras do setor do agronegócio, degustação de muitos produtos do campo, como queijos, cafés, iogurtes e biscoitos.
“Além disso, a e-Agro trouxe aos visitantes shows, praça de alimentação ampla, estandes com produtos e serviços tecnológicos e intensas trocas de conhecimento, inovação e parcerias. A experiência foi muito proveitosa aos produtores do sudoeste, que enfrentaram em média 10 horas de viagem a capital, mas retornaram com uma bagagem cheia de conhecimentos e muitas delícias do nosso estado”, concluiu a analista.