Mais de 1 mil empreendedores ocuparam o Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, na noite de terça-feira (19), para a palestra “Do risco à glória” ministrada por Diego Ribas. O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo falou sobre sua trajetória no esporte e como relacionar os desafios enfrentados com soluções para o universo do empreendedorismo.
Para o palestrante, a trajetória esportiva se relaciona intimamente com a jornada empreendedora, e insights valiosos podem ser aplicados nos negócios. “O atleta tem o desafio de ser cobrado por cerca de 70 mil pessoas simultaneamente. E o empresário também precisa saber lidar com suas emoções, com seus medos, fazer a preparação adequada, saber dar a si mesmo quantas chances forem necessárias em sua trajetória. E quanto mais dominamos a nós mesmos, mais temos facilidade em lidar com perfis diferentes. No final somos todos atletas em busca dessa vitória”, afirmou o palestrante.
Matheus Cerqueira, atuante na área de design gráfico em Vitória da Conquista, participou do evento. Para ele, a trajetória de vida de Diego Ribas é motivo de inspiração. “É uma pessoa que tem uma história bastante marcante no meio do futebol. E eu, como apaixonado pelo esporte, vejo na personalidade dele algo que pode ser agregado em minha vida. É uma carreira vitoriosa no futebol se tornando também vitoriosa no empreendedorismo”, disse Cerqueira.
Bárbara Rosa também foi uma das empreendedoras que integrou o evento e foi com muitas expectativas. “Vim com a expectativa de levar vários insights da história dele, para aplicarmos na nossa trajetória, na nossa experiência. Serve de experiência, uma história tão bonita de superação”, ressaltou a empresária.
Para a gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, promover um evento com esse diferencial foi a oportunidade de abordar como o esporte tem características que se assemelham ao mundo empresarial, entendendo que a figura respeitada e reconhecida nacionalmente, que é Diego Ribas, pode inspirar muitas outras histórias.
“Buscamos fechar a agenda de grandes eventos do ano de 2024 com um momento para inspirar, para que as pessoas possam olhar o exemplo dele e entender que no empreendedorismo, apesar de todos os desafios diários, existe sim o pertencimento, a identificação com aquele negócio, a oportunidade de vencer, principalmente por meio dessas empresas que contribuem para o desenvolvimento local, para desenvolvimento do nosso país”, afirmou a gerente.

