ASN BA
Compartilhe

Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades reúne prefeitos e lideranças em Ilhéus

Sebrae, Uesc e Amurc discutem estratégias inovadoras para transformar municípios baianos
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Na noite da última segunda-feira (9), o Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, sediou o Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades. O evento, voltado para prefeitos eleitos e reeleitos, é promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Com painéis focados em inovação e sustentabilidade, o seminário busca fortalecer a gestão pública municipal e promover o desenvolvimento regional.

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destacou o objetivo do evento. “Esse seminário é um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de parcerias. Nosso compromisso é contribuir para uma gestão pública mais eficiente e inovadora, que impacte diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento das cidades”, disse.

O painel de abertura trouxe o tema “Liderança transformadora – construindo legados e impactando o futuro das cidades”, mediado por Claudiana Figueiredo, com a participação do prefeito de Jequié, Zenildo Brandão, e do secretário de administração e finanças de Amargosa, Joanildo Borges.

Joanildo Borges ressaltou a importância da modernização administrativa. “O Sebrae é um grande parceiro em Amargosa. Nossa gestão, baseada no controle de gastos e eficiência, nos permitiu avançar muito. Continuaremos aprimorando o que dá certo e entregando resultados que mudem a vida das pessoas”, contou.

Para o prefeito de Coaraci e presidente da Amurc, Jadson Albano, o Sebrae tem sido essencial para os municípios. “O povo da Bahia espera gestões de excelência, e o Sebrae oferece suporte técnico e qualidade que fortalecem nossas ações. Este momento reforça a relação entre o Sebrae e a gestão pública municipal”, salientou o gestor.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, destacou a relevância da união entre as instituições. “Nós vamos agregar todas as prefeitas e prefeitos que foram eleitos ou reeleitos, no sentido de mostrar o que as instituições têm para ofertar para os municípios, mas também fazermos uma escuta sensível. Eu acredito que a região precisa de um planejamento para o seu desenvolvimento formado em rede. Então, acho que esse evento é de fundamental importância, primeiro para dar as boas-vindas e para mostrar aos prefeitos e prefeitas que eles não estão sós e nós temos instituições que querem e estão comprometidas com o desenvolvimento regional”, destacou.

O prefeito eleito de Ilhéus, e anfitrião do evento, Valderico Júnior, também elogiou a iniciativa. “É de fundamental importância eventos como esse para que a gente possa nos integralizar, para que a gente possa ter uma ação conjunta, um fortalecimento regional, onde, neste momento, não se passa por partidos políticos, e sim por construções regionais, e fortalecimento para que a gente possa cada vez mais avançar a nossa região sul da Bahia, que precisa realmente dar as mãos e de iniciativas como essa que só fortalece esse processo. Então, quero parabenizar a Amurc, ao Sebrae e a Uesc por todo esse movimento e que a gente consiga realmente que esses novos gestores ou com gestores que foram reeleitos, que comprem a ideia desse fortalecimento regional”, reforçou o prefeito.

O coordenador de políticas públicas do Sebrae, Maurício Carvalho, reforçou o compromisso da instituição. “Nossa missão é fortalecer as micro e pequenas empresas, mas também melhorar o ambiente de negócios com políticas públicas sólidas. Programas como o Cidades Empreendedoras são fundamentais para capacitar gestores e desenvolver territórios. Esse é o quinto encontro dos novos gestores, já fizemos encontros em Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Irecê (Lençóis) e agora aqui em Ilhéus e com isso mais de 180 municípios já participaram desses encontros. E o Sebrae mostra que está junto com os municípios para poder desenvolver a região e o território”, concluiu.

O seminário segue nesta terça-feira (10) com painéis sobre Conexões que transformam – parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional; Cidades sustentáveis – Inovação e cidadania no caminho da gestão eficiente; e ainda, Gestão Pública 4.0 – Inovação e Análise de políticas públicas à luz dos tribunais de contas.