ASN BA
Compartilhe

Sebrae lança Showroom do Artesanato Referência Bahia Original 2025

Acervo desta edição está relacionado à culinária, com exposição de mais de 5 mil peças para comercialização
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Showroom do Artesanato Referência Bahia Original 2025 foi aberto na noite de terça-feira (11), no Shopping Barra, em Salvador, onde, mais de 100 artesãos atendidos pelo Sebrae Bahia – em consultorias de design, precificação, gestão financeira, entre outros -, numa parceria com o Sistema Faen/Senar, colocam em exposição cerca de 5 mil peças de artesanato até janeiro de 2026. O espaço colaborativo é um projeto apoiado pelo Shopping Barra há 11 anos, e está localizado no piso L3 do centro comercial.

A temática abordada pelo catálogo que sintetiza a mostra deste ano é a Gastronomia pelo Olhar Artesão. A nova loja está ambientada com alguns detalhes da publicação, dando destaque a cestarias (de Santa Brígida e Ituberá), frutas em crochê, panela de barro (de Passagem e Maragogipinho), suplás, porta-guardanapos (de Valente), jogos americanos dentre outros utensílios. Além desses produtos, o espaço comercializa outras peças, tradicionalmente vendidas em outras edições e solicitadas pelos clientes, como bijuterias, bolsas, vestuário e muitos artigos inspirados na fé católica (santos, terços e anjos) e nas religiões de matriz africana (orixás e outros símbolos).

Para o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, a nova coleção do Bahia Original reforçou mais uma vez a qualidade da produção artesanal do estado. “Nós ficamos muito felizes por estarmos, mais uma vez, montando esta estrutura de exposição do artesanato baiano. Nós temos o privilégio de ter começado esse trabalho há mais de uma década, recuperando a iconografia do artesanato baiano, principalmente nas regiões turísticas, lançando uma coleção a cada ano. É bom demais ver o trabalho do artesão baiano sendo exposto no shopping, na expectativa de que possa gerar bons negócios para eles, com vendas qualificadas, recorrentes, para o cliente final que mora em Salvador e que visita a capital baiana e também para os lojistas de Salvador e de outras localidades”, afirma.

De acordo com a coordenadora de Economia Criativa e gestora de Artesanato do Sebrae Bahia, Tatiana Martins, este ano o showroom apresenta muitas peças que pertencem ao universo da moda. “Este ano focamos não apenas na gastronomia, mas também na moda autoral, com muitos acessórios, como colares, pulseiras, anéis, brincos e bolsas”, observa, lembrando que as artesãs já há cerca de 10 anos são responsáveis por fazer a gestão de recebimento de produtos, precificação e comercialização na loja do Shopping Barra.

A gestora destaca, nesta edição, os artesãos de Jaguarari, que utilizam a palha do licuri para a confecção de seus produtos, tais como tapetes, jogos americanos. “Os artesãos de Jaguarari sempre participam do nosso showroom, mas nós temos observado que eles têm evoluído bastante a partir da consultoria do Sebraetec”, pontua Tatiana Martins. Segundo ela, mais de 82 unidades de artesãos baianos foram capacitados, somente em 2025, pelo Sebraetec. “Aqui é possível ver as coleções que foram desenvolvidas pelos consultores”, informa.

Lindaura Maria da Conceição Santos é uma das artesãs que participa do Bahia Original. Ela maneja fuxicos como ninguém na produção de bolsas, almofadas, caminhos de mesa e suplás. Ela foi gerente no Instituto Mauá, por 15 anos, mas, apesar de conviver por tantos anos em meio ao artesanato, nunca havia pensado em se tornar artesã. “No ano passado, com o incentivo de Tatiana, que já me conhecia, passei a produzir peças de fuxico e estou aqui, muito feliz”, disse. Sua relação com o Sebrae é de longa data, por meio do qual teve a oportunidade de fazer cursos como os de vitrinista, atendimento ao público, precificação, dentre outros.