ASN BA Atualização
Compartilhe

Após evento de degustação, Riachão do Jacuípe pode ganhar Festival de Queijos e Vinhos

Realização do Sebrae, evento também é preparatório para o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que acontecerá em julho, em Vitória da Conquista
Por Tamara Leal
ASN BA Atualização
Compartilhe

A degustação de queijos finos que ocorreu em Riachão do Jacuípe, semiárido baiano, na quinta-feira (19), foi definida pelos organizadores e convidados com um evento bastante exitoso. O resultado da ação credencia o município para alçar novos voos no turismo de eventos e negócios, com a possibilidade da realização de um festival de queijos e vinhos.

Realizado pelo Sebrae, a degustação contou com produtos de seis produtores de queijos finos dos municípios de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre e Nova Fátima, que participaram de curso de aperfeiçoamento, realizado pela entidade, em novembro de 2021.

Para o técnico do Sebrae em Jacobina, Valdemir Cavalcante de Matos, responsável pelo programa AgroNordeste, o evento foi marcante e causou expectativas positivas sobre o futuro do mercado regional de leite e derivados.

“O primeiro evento de degustação de queijos artesanais da região de Riachão do Jacuípe foi muito bem-sucedido. Tivemos a satisfação de contar com a presença de produtores que se dedicaram ao máximo e estão entusiasmados para participar da caravana do Enel [Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados], inclusive do concurso de queijos artesanais. Para o ano de 2023 queremos contribuir com a realização do Festival Regional de Queijos e Vinhos, o que potencializa e cria novas oportunidades para o segmento”, ressalta Valdemir.

Já a produtora Izabel Cristiane Carneiro, da Fazenda Lagoa do Garrote, no município de Pé de Serra, avalia a experiência como uma excelente oportunidade para que os pequenos produtores rurais apresentassem as suas produções de queijos artesanais.
“Foi com muita alegria que recebemos as falas de reconhecimento ao esforço que dedicamos aos nossos produtos. Os queijos que fabrico, os quais denominei queijos artesanais da Cris, revelam toda uma história de luta do trabalho no campo por oportunidades de crescimento”, acrescenta Izabel.

Vocacionado ao agronegócio, Riachão do Jacuípe é pujante na bovinocultura e caprinovinocultura, o que possibilita aos produtores rurais vislumbrar o crescimento iminente do mercado e aliar a realidade atual a novas possibilidades de empreendimento, como é o caso do mercado de queijos finos.

Com a parceria do Sistema Faeb/Senar e do Sindicato dos Produtores da Bacia do Jacuípe (Sinprorbj), a ação é preparatória para o Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que acontecerá de 14 a 16 de julho, em Vitória da Conquista.
Mais informações sobre cursos e missões técnicas podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro.

  • agronegócio
  • festival de queijos e vinhos
  • leite e derivados
  • riachão do jacuípe