ASN BA
Compartilhe

Empreendedorismo feminino: Sebrae promove evento sobre alta performance e finanças em Feira de Santana

Programação que integrou o projeto Sebrae Delas reuniu grande público e contou com exposição de empreendedoras locais.
Por Juliana Vital
ASN BA
Compartilhe

O público feminino de Feira de Santana e municípios da região participou de um encontro especial do Sebrae Delas para ressaltar a importância e principalmente a força do empreendedorismo feminino durante a programação do Mês da Mulher. O evento realizado no Ária Hall reuniu mais de 700 empreendedoras, na noite de terça-feira (26), que possibilitou a realização de network e o acesso a produtos e marcas locais expostos pela Rede de Mulheres Empreendedoras de Feira de Santana.

Sobre a escolha dos temas “Como Acelerar e manter os seus negócios em crescimento” e “Mulher e dinheiro são palavras rivais”, a gestora do programa Sebrae Delas em Feira de Santana, Marília Enéas, ressaltou a importância da realização do evento voltado para fomentar esse tipo de conhecimento, mas também exaltar a força e o engajamento do público feminino nos negócios locais.

“Fizemos uma pesquisa no ano passado com o público desta comunidade que passou de 400 para mais de 700 mulheres. Elas relataram justamente a dificuldade em relação à alta performance. Como é possível conseguir conciliar a vida pessoal com profissional e carreira? Outro tema muito recorrente foi o de gestão financeira. Então, esse evento foi formatado pensando nas mulheres e nas suas principais necessidades”, exalta.

O talk show “Mulher e Dinheiro são Palavras Rivais?”, trouxe as convidadas Gabriela Trindade, empresária contábil, especialista em Gestão Empresarial, Compliance e Contabilidade, e Jamille Santana, advogada, especialista em Direito das Famílias e Sucessões, Direitos Humanos com ênfase em Direitos das Mulheres, sob a mediação de Marília Enéas.

Para a consultora financeira Jamille Campos, de 33 anos, esse foi um importante momento para aprendizado e troca de experiências. “Fazer parte dessa rede é muito importante, porque podemos conhecer outras empresárias, com outras experiências, o que também nos ajuda a aprender. É uma oportunidade muito boa para unir conhecimento e desenvolvimento profissional com os relacionamentos empresariais”, comentou.

A palestrante principal da noite, diretora-executiva do Grupo Salus, Carla Sarni, contou um pouco durante a sua apresentação sobre como iniciou sua trajetória de empreendedora e como faz para conciliar os diversos papeis de profissional, esposa e mãe. Para a empresária, ter feito o Empretec foi um divisor de águas em sua carreira e ressaltou ainda que participar do evento em Feira de Santana foi muito gratificante.

“Fiquei muito feliz e honrada com esse convite do Sebrae para participar de um evento tão especial. Um evento que traz o empreendedorismo feminino como destaque, mas acima de tudo coloca a mulher como destaque. Nós sabemos o esforço da mulher em desenvolver tantos papeis na vida ao mesmo tempo. E sabemos que a mulher tem a habilidade de administrar muitos pratinhos ao mesmo tempo aqui com grande maestria, mesmo que algum quebre”, afirmou.

Ela finaliza dando uma dica para quem quer começar no empreendedorismo. “A jornada da empreendedora não é fácil, é árdua, principalmente no começo que tem a curva de aprendizado. Mas aqui eu tenho uma dica importante: não importa o tamanho dos desafios que você vai enfrentar durante a sua trajetória como empreendedora. O importante é lembrar que a nossa vontade de vencer tem que ser maior do que qualquer desafio que nos for apresentado. E nunca deixe de sonhar. E nunca deixe que ninguém diga que você não é capaz de realizar os seus sonhos. Tenha coragem”, exalta.

Para Vanessa Rios, 38, engenheira de alimentos e fundadora da marca de kombucha Sodelas, participar do evento tem uma importância pela troca de experiências. “Essa interface entre mulheres fortalece muito o mercado e fortalece as nossas ações também. Historicamente, as mulheres têm dificuldade com essa questão financeira, porque em algum momento o primeiro isso era dado ao homem. Então, a gente foi absorvendo isso ao longo da história e a gente precisa entender os motivos dessa dificuldade, a origem disso para resolver”, relatou.

“Essa troca traz fortalecimento. A gente está tomando o caminho certo, buscando saber como fazer para ganhar credibilidade no mercado, agregando parceiros, fornecedores, financiadores. É muito gratificante participar de algo dessa grandeza”, conclui Vanessa.

Para o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis Marta Souza, a ação promovida na cidade foi bastante positiva. “É importante poder levar conhecimento e estimular o empreendedorismo feminino aqui na região. Foi um evento totalmente pensado para mulheres empreendedoras com o bônus de trazermos um formato de exposição também dos negócios de quem faz parte desta rede como uma forma de estimular a economia local”, concluiu.