ASN BA
Compartilhe

III Fórum da Mulher Contabilista do Oeste da Bahia destaca inovações e desafios do setor

Cerca de 200 mulheres receberam mais de sete horas de treinamento gratuitamente
Por Silvania Costa para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) realizaram, em Barreiras, mais um Fórum da Mulher Contabilista do Oeste da Bahia. Com o tema “Histórias que se encontram, futuro que se conquista!”, a terceira edição do evento fez parte da programação do Festival Primavera, maior encontro de negócios e entretenimento do interior da Bahia, promovido pela Prefeitura de Barreiras. Durante o fórum, cerca de 200 mulheres contabilistas discutiram temas importantes para o futuro da profissão e o desenvolvimento da contabilidade no contexto atual.

Entre os principais tópicos abordados, estiveram a contabilidade para o agronegócio, saúde mental no ambiente de trabalho, inovação tecnológica e inteligência artificial na contabilidade, além dos impactos da reforma tributária. Para Adriana Morais, gerente do Sebrae em Barreiras, o Fórum reafirmou o papel transformador da mulher contabilista no enfrentamento dos desafios do mercado. De acordo com ela, além de abordar conteúdos relevantes, o evento proporcionou integração e fortalecimento das redes de contato.

“Uma característica especial deste Fórum é o engajamento de uma rede de mulheres contadoras que, unidas, mobilizam esforços, recursos e parceiros para esse sucesso que foi o evento. Um diferencial dessa edição foi levar o evento para o Festival Primavera, numa parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços, que levou os participantes a terem a oportunidade de aproveitarem também o festival”, destacou Adriana.

Já a coordenadora do CRCBA Mulher, Luciana Simões, destacou a importância do Fórum para a atualização profissional das contadoras, com temas como a saúde mental e a inteligência artificial, que enriqueceram o debate sobre a realidade atual da contabilidade. “O evento superou as expectativas e trouxe discussões extremamente importantes e aplicáveis ao nosso dia a dia”, afirmou.

O fórum também recebeu elogios de participantes, como a contadora Andressa Regina Tomazi e a estudante de contabilidade Tainara Silva dos Santos, que valorizaram o impacto prático dos temas discutidos. “Os debates enriqueceram nosso trabalho diário, especialmente com o uso de inteligência artificial na contabilidade”, destacou Tainara. Além da Prefeitura Municipal de Barreiras, o evento foi apoiado também pela CDL, OAB Barreiras e Sicoob. As cerca de 200 mulheres reservaram a tarde do dia 13 de setembro para a capacitação. Elas   receberam, gratuitamente, sete horas de treinamento.