ASN BA
Compartilhe

Oficina de capacitação para elaboração de projetos e acesso a editais reúne produtores rurais em Sento-Sé

Evento gratuito organizado pelo Sebrae teve apoio de associações, sindicatos e da Secretaria de Agricultura do município
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Cerca de 35 produtores rurais do município de Sento-Sé, no Norte da Bahia, participaram nesta quarta-feira (26) da oficina ‘Elaboração de Projetos e Acesso a Editais para Produtores Rurais’, que abriu o ciclo de atividades do Sebrae para todo o Território Sertão do São Francisco, com o objetivo de promover o aprendizado e elaborar projetos que facilitem o acesso aos editais para impulsionar a produção.

O evento gratuito, realizado na Associação dos Agricultores de Piçarrão, teve apoio da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Sento-Sé; Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé e da União das Associações de Sento-Sé.

A presidente da Associação de Agricultores e Pescadores da Comunidade de Mulungu e presidente da União de Associações do Município de Sento-Sé, Ana Paula Santana Pesqueira, disse que a atividade foi muito importante para toda a região: “Esse encontro nos trouxe muito conhecimento e tenho certeza de que o aprendizado, que ficou tão bem explicado pela consultora nessa oficina, vai nos habilitar a elaborar projetos, permitindo através dos editais o consequente acesso ao crédito tão necessário em nossa região”.

Ednaldo Pereira de Sá Rocha, presidente da Associação dos Agricultores de Piçarrão, agradeceu: “Em nome da nossa associação quero agradecer ao Sebrae e parceiros pela oportunidade de participar de uma oficina tão importante para a nossa categoria, quando tivemos a oportunidade de conhecer de forma clara os elementos para elaborarmos os editais criados pelo governo para promover o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva. Tenho certeza de que foi um grande dia para todos nós”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé e da Cooperativa Agropecuária do Município, Edcarlos Reis, aplaudiu a iniciativa do Sebrae: “Acredito que este será um marco na história do município de Sento-Sé, porque está possibilitando a toda classe produtiva discutir como conhecer e elaborar os editais criados pelo governo para atender às necessidades da classe. Nesse encontro, ficou evidente o interesse individual e coletivo de todos os produtores rurais, com o objetivo comum de desenvolver os seus negócios baseados em conceitos adquiridos através dessa consultoria trazida pelo Sebrae. Esse é um trabalho importante, que agrega valor, capitaliza conhecimentos e favorece o desenvolvimento da categoria em nossa região”.

Otimismo

Em sua fala, Eron Schneider, secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, manifestou seu otimismo: “Quero agradecer ao Sebrae e ao sindicato dos produtores pela iniciativa e parceria. Acreditamos que essa capacitação será fundamental para o desenvolvimento da agricultura em nossa região. Quero deixar claro que estamos comprometidos em continuar trabalhando para fortalecer a agricultura e a economia local e acredito que essa oficina é um passo importante nessa direção”, pontuou o secretário.

Para o analista técnico do Sebrae e coordenador do evento, Edlan Amaral, “a capacitação foi bastante proveitosa, considerando que a temática veio ao encontro dos anseios dos dirigentes de associações e equipes. Ficamos muito felizes pelos parceiros que uniram forças em prol de levar mais adiante esta qualificação, reforçando o nosso compromisso em impactar positivamente a vida do homem e da mulher do campo”, finalizou.