ASN BA Atualização
Compartilhe

Palestra do Sebrae com Rick Chesther lota espaço em Santo Antônio de Jesus

Palestrante contou sua história de superação e encantou participantes com exemplos práticos de que é possível chegar ao topo
Por Rafael Lopes
ASN BA Atualização
Compartilhe

“Eu sou o resultado do não que eu dei a todos os nãos que me deram”, afirmou Rick Chesther em sua apresentação para centenas de pessoas na noite da última quinta-feira (21), no Villa Music, em Santo Antônio de Jesus. Sua palestra motivacional deixou o público encantado com as possibilidades de mudança e de transformação na vida das pessoas a partir da visualização de oportunidades.

Filho de um trabalhador braçal e de uma dona de casa, Rick lutou junto com a família contra a fome e diversas violências. Trabalhou em carvoeira junto com os pais, local onde sua mãe sofreu um AVC. O desafio da saúde de sua matriarca o inspirou e direcionou para um caminho de liderança, já que com a possível partida da sua mãe, Rick teria que liderar uma equipe: a sua família.

O mineiro do interior também já foi vendedor de verduras, engraxate, pedreiro, barbeiro e seu sucesso o levou a Belo Horizonte, quando se formalizou como microempreendedor e começou a se qualificar com o apoio do Sebrae. Andarilho, Chesther também morou no Rio de Janeiro quanto foi vendedor de água no calçadão da praia e a fama veio logo em seguida com o “vídeo da água”, que ele chama de “tapa na mesa”, momento em que virou a chave e começou a viralizar no Instagram, passou a ser conhecido em todo o mundo, com passagem até pela Universidade de Harvard.

“A palestra foi sucesso total, com a presença de pessoas de toda a região, promovendo um fortalecimento incrível para os empreendedores e para o comércio de Santo Antônio de Jesus. Muito conteúdo e motivação para engajar ainda mais os empreendedores neste ano de 2024”, avaliou o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.

Em sua palestra, Rick trouxe a importância do relacionamento e da comunicação para alcançar suas vendas e se tornar referência no empreendedorismo. Segundo ele, 70% da venda está na pergunta do cliente e 30% está na capacidade do vendedor de responder à pergunta. A meta desse relacionamento, para o palestrante, é transformar comprador em cliente. “Para isso, é preciso criar vínculos, este é o diferencial”, disparou.

Com o “vídeo da água”, Rick ampliou sua rede social de 800 seguidores para 8 mil da noite para o dia. O que ele não esperava é que faria tanto sucesso a ponto de lançar três livros. Seu primeiro best seller já acumula mais de 20 milhões de cópias vendidas. Hoje, o palestrante tem contratos assinados com marcas mundiais como o Facebook, Amazon, entre outras.

Nos últimos seis anos, Chesther já fez mais de mil palestras em todos os continentes do mundo e em todos os estados brasileiros. A história de superação de um homem negro, pobre e favelado encantou a quem participou da palestra. Gente como a secretária executiva, Nanci Teixeira, que saiu de Camamu, no Baixo Sul Baiano, para participar do evento em Santo Antônio de Jesus.

“O conhecimento de Rick Chesther nos faz acreditar que somos capazes de algo que nem imaginamos e podemos alçar voos maiores. A história dele lembra muito a minha, no que diz respeito à maternidade, por querer desistir no meio do caminho. É como ele falou: é importante caminhar e não desistir. Sem dúvida alguma, foi um evento fundamental para nós que estamos no comércio, pois por vezes sentimos dificuldade em vender algo, uma ideia ou um projeto. Volto para casa enriquecida e com força para continuar”, concluiu.

O empresário Matheus Leal agradeceu aos organizadores do encontro, o Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj) e a Prefeitura Municipal, por proporcionar uma palestra inspiradora. “Gratidão por essa noite. Rick Chesther trouxe seu exemplo prático e mostra que tudo é possível, pois, apesar de vir da favela e com uma realidade de poucas oportunidades, conseguiu superar os desafios. Então, ele deixou um recado formidável de que é preciso acreditar”, acrescentou.

No decorrer da palestra, ao contar sua trajetória, o palestrante deixou dicas para uma caminhada de sucesso. Para Rick, é preciso apostar no dom, buscar conhecimento, não exigir a colheita de algo que não foi plantado, jogar em equipe e aprender sobre vendas. “Tudo na vida é venda”, finalizou.

Influência Delas

A analista da unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Alice Vargas, também participou da noite motivacional com uma palestra pocket antes da apresentação de Rick Chesther. Ela aproveitou o momento para abordar a importância dos influenciadores digitais na comunicação dos negócios. Sua palestra foi seguida do talk show “Influência delas” com a participação das digitais influencers locais Dani intensa, Larissa Machado e Juci Andrade.