ASN BA Atualização
Compartilhe

Revista Conexão destaca turismo religioso como negócio rentável

A 224ª edição da publicação traz ‘cases’ de empreendedorismo na Bahia
Por Redação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A edição 224 da Revista Conexão já está disponível na plataforma Issuu (acesse). A publicação digital é um produto editorial da Agência Sebrae de Notícias na Bahia. A matéria de capa – “Bahia para todas as crenças e bons negócios” – revela como o apoio do Sebrae foi decisivo para a transformação de roteiros turísticos católicos e de matriz africana em negócios rentáveis. Em 2019, o Sebrae e a Pastoral do Turismo (Pastur) criaram três roteiros religiosos em Salvador: Arte e fé; Caridade e Fé; e Conventos e Mosteiros. As trilhas percorrem locais mágicos e a iniciativa orienta o turista a vivenciar a experiência dos espaços religiosos ao visitar a capital baiana.

Em Salvador, três roteiros turísticos percorrem terreiros de candomblé, mapeados pelo Sebrae, que organiza as ações nesses templos, preparando-os para receber os visitantes de outras localidades. Para os fiéis da religião católica, os roteiros são impulsionados pela primeira Santa do Brasil, Santa Dulce dos Pobres. Casas de candomblé dos municípios baianos de Candeias, Simões Filho e São Francisco do Conde estão em processo de preparação para também aderir à prática empreendedora.

Foto: Darío G. Neto/ASN Ba

A edição também mostra que, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, a marmoraria Styllo tem despontado no segmento, após dar as mãos ao Sebrae. A matéria “Sustentabilidade é o ‘Caminho das Pedras’ no Recôncavo” apresenta a trajetória empresarial de Danilo Reis e Michele Carvalho. Eles são casados e donos da Styllo e consideram o Sebrae um parceiro fixo, desde que participaram do programa ALI Produtividade, quando foi realizado o diagnóstico da empresa. Dentre os cursos, mentorias e consultorias de que participou no Sebrae, Danilo aponta o Empretec como o divisor de águas. Segundo ele, a imersão de seis dias mudou sua forma de enxergar o negócio, sobretudo no que se refere ao tempo de execução dos processos na empresa.

Foto: Dailson Bittencourt

Em “Paixão por Hospitalidade em Família”, a Revista Conexão retrata os caminhos que a dupla de irmãos Vinícius e Wanessa Carvalho tem trilhado com o suporte do Sebrae para gerir a Rede Soberano, que compreende seis hotéis, em Porto Seguro. O primeiro contato de Vinícius com o Sebrae foi quando ainda cursava a faculdade de Administração. A partir dali, ingressou em cursos, mentorias, oficinas, capacitações e missões técnicas. Apesar da longa estrada, o empresário afirma que segue com as consultorias, com o objetivo de otimizar ainda mais a gestão financeira e operacional do negócio.

Foto: Flora Brito

Produtores de gado leiteiro em Jacobina revelam na matéria “Tecnologia e Gestão Aliadas à Produção Leiteira” como, desde 2016, o Sebrae os tem auxiliado a escalar. Através do Sebrae, José Heval Carneiro e a esposa, Evany Cássia de Almeida, tiveram acesso a capacitações e a melhoramento genético dos animais e investiram em pastagens e energia renovável. Com o apoio, o casal identificou um aumento de 90% da produção leiteira.

Foto: Manuela Cavadas

Outro ponto que merece destaque nesta edição da Conexão é a sequência de três matérias que retratam o crescimento de produtores de café a partir do apoio recebido pelo Sebrae. São elas: “Café da Diamantina Premiado”, “Café Especial inova no Oeste Baiano” e “Sabores e uma Boa Xícara de Inovação”. O primeiro texto revela como o café da Chapada Diamantina (Ibicoara) virou case de sucesso em festivais e concursos nacionais e internacionais.

Foto: Jones Eudes

Os donos da Stefano’s Cafés Especiais, no Oeste baiano (Barreiras), contaram com o Sebrae para mergulhar desde a pesquisa do produto, até o desenvolvimento do rótulo, gestão financeira e adequação estrita às normas técnicas.

Foto: Joseandro Oliveira

-

E, em Juazeiro, a Café&Tal é um exemplo de empreendimento bem-sucedido criado com o suporte do Sebrae. Visibilidade, networking e premiações em festivais são alguns dos benefícios advindos desta parceria.

Foto: Ivan Cruz