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Sebrae apresenta palestra de Uliana Ferreira sobre rota da empresária

Imersão destacou ferramentas que devem ser utilizadas para impulsionamento dos negócios
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
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Empresária, escritora e coach são algumas das funções que Uliana Ferreira realiza cheia de energia, bom humor e assertividade. Nesta quinta-feira (29), das 13h às 21h, ela comandou a imersão “A Dona do Negócio – o mapa de rota da empresária”, para um grupo de micro e pequenas empreendedoras, que receberam valiosas dicas sobre como compreender, encantar e superar as expectativas dos clientes, finalizando vendas e escalando os negócios. A atividade, realizada pelo programa Sebrae Delas, que apoia o empreendedorismo feminino, aconteceu no auditório do Sebrae Bahia, no Costa Azul, em Salvador.

Autora do best-seller “A Dona do Negócio” e CEO do Grupo Dona – composto por seis empresas -, Uliana Ferreira abriu a pauta da tarde analisando alguns aspectos que compõem o mapa de habilidades que toda empresária que almeja atingir o sucesso deve percorrer. A primeira reflexão foi a respeito de disciplina e produtividade. “Os resultados são proporcionais à energia que se coloca no objetivo que se pretende atingir. E uma ótima dica para se manter a disciplina e aumentar a produtividade é treinar o cérebro com ‘recompensas’ a cada tarefa cumprida”, aconselha.

Outro step da trilha que foi abordado foi a liderança. De acordo om Uliana, as referências de líderes com as quais se tem contato na infância (pai, mãe, professor, dentre outras) são determinantes para formatar o tipo de líder que o empresário irá se tornar. “O líder de hoje se espelha em algum líder com quem conviveu no passado. E, numa empresa, os colaboradores refletem nos clientes a forma como foram treinados pelo seu líder”, diz.

Sobre inteligência emocional, as lições chamaram à atenção sobre a importância de se manter tranquilo diante de pessoas e situações que instigam o conflito. “Lembrem-se! O erro é ficar exposto às provocações daqueles que almejam tirar vocês do sério”, advertiu. Ao falar sobre inteligência digital, frisou que os profissionais de marketing e vendas devem manter permanente contato. “Marketing e vendas dependem um do outro e são os ‘braços’ do setor comercial”, frisou.

Venda Foguete

Uliana Ferreira tem realizado, há seis anos, o treinamento Venda Foguete e a próxima turma acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de agosto, em Salvador. Ela fez um teaser do método durante a imersão “A Dona do Negócio – o mapa de rota da empresária”, convidando as participantes a mergulharem ainda mais nas estratégias de impulsionamento de vendas de produtos e serviços. “Experiência não é sobre ‘quanto’, mas sobre ‘como’”, aponta.

Ela antecipou alguns dos ensinamentos ministrados no Venda Foguete e falou sobre as fases do lançamento de um produto ou serviço – antecipação, apresentação e validação – e deu como exemplo o filme Barbie, cujo período de antecipação durou dois anos, com vasta divulgação na mídia de que o filme estava a caminho. Na sequência, o filme foi apresentado no auge da expectativa da audiência, que validou a entrega com reações tais como ir ao cinema usando roupas cor de rosa.

A treinadora destacou, ainda, que em tempos de Inteligência Artificial (IA), todo empreendedor deve ter em conta que, a despeito de todas as inovações robotizadas que têm chegado ao mercado, o importante é preservar o atendimento humanizado. “Terá negócios prósperos nessa geração de IA o líder que dominar a habilidade de fazer novamente as pessoas sentirem, pensarem e agirem como humanos”, afirmou.