ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae assume papel central na criação do Fórum de Desenvolvimento do Oeste da Bahia

Reunião definiu pauta para impulsionar investimentos e integrar ações públicas e privadas
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A reunião realizada na última sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede do Sebrae em Barreiras, para discutir a implantação do Fórum de Desenvolvimento do Oeste contou com a participação de diversas entidades representativas da região. O Fórum surge como parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Bahia (PDI Bahia 20/35), que agora se estende até 2050, com o objetivo de promover um planejamento de longo prazo para a região, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer a economia regional e alinhar investimentos públicos e privados. O encontro teve a presença do secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jonas Paulo.

Além do Sebrae em Barreiras, estiveram presentes o Consórcio Multifinalitário do Oeste (CONSID),o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB), o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (Sindilojas), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As instituições uniram-se para debater e estruturar uma agenda comum que vise impulsionar o crescimento econômico e social do Oeste.

O encontro destacou a importância de projetos estruturantes, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a duplicação da BR-242 e a modernização do aeroporto de Barreiras, além de temas como segurança pública, energia, inovação e tecnologia. O secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jonas Paulo, destacou que o Fórum não será apenas um espaço de debate, mas uma plataforma para monitorar e avaliar projetos em andamento, garantindo que eles gerem impactos positivos na economia, no meio ambiente e na vida da população. “Queremos que a sociedade tenha domínio sobre o que está acontecendo e participe ativamente das decisões”, afirmou.

O Sebrae em Barreiras, em parceria com a UFOB, será responsável por coordenar as discussões e articular os diferentes atores envolvidos, incluindo empresários, universidades, sindicatos, consórcios intermunicipais e entidades sociais. A instituição também levará sua expertise em empreendedorismo, gestão e inovação para fortalecer a capacidade produtiva da região, especialmente no setor agrícola, que é um dos mais dinâmicos do estado.

“Encontro muito importante para discutirmos as oportunidades e desafios dos projetos estruturantes para o desenvolvimento do Oeste. A participação dos atores do setor produtivo, academia e instituições de fomento legitima o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado a articular investimentos e políticas públicas para a região”, diz o gerente regional do Sebrae Emerson Cardoso.

A finalidade é criar um diálogo permanente entre o governo estadual, federal, a iniciativa privada e a sociedade civil, garantindo que os investimentos atendam às necessidades reais da região. “O Oeste da Bahia tem um protagonismo importante no desenvolvimento do estado, e queremos que seja um exemplo de como o diálogo pode transformar realidades”, completou o secretário Jonas Paulo.

O próximo passo será a participação da região no evento estadual do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, que acontecerá em Salvador. As demandas do Oeste serão apresentadas e discutidas com representantes do governo federal, incluindo temas relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), à nova política industrial e aos investimentos de instituições financeiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).