ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae lança Prêmio Prefeitura Empreendedora no Oeste da Bahia

28 projetos de municípios da região já estão inscritos na XII Edição do PSPE
Por Silvania Costa
ASN BA Atualização
Compartilhe

A XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) 2023/2024 foi apresentada para a região Oeste da Bahia na última quarta-feira (8), durante um encontro virtual entre a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Janaina Neves, a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, o gerente adjunto, Evilásio Neto, e agentes de desenvolvimento dos municípios atendidos pela regional. A iniciativa reconhece projetos de gestões municipais que têm foco no desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios. As inscrições vão até o dia 1º de fevereiro e podem ser feitas no site prefeituraempreendedora.sebrae.com.br

No lançamento, além dos objetivos, Janaina Neves explicou sobre as etapas de desenvolvimento do PSPE. Os interessados poderão inscrever até dois projetos em qualquer das dez categorias propostas, que são: Simplificação e fomento ao empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na escola; Inclusão produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial;

A gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, afirma que a edição 2023/2024 do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora traz boas expectativas para a região. No ano passado, o município de Luís Eduardo Magalhães foi vencedor na etapa estadual da categoria Cidade Empreendedora.

Até o momento, 17 municípios já confirmaram participação na XII Edição do PSPE: Baianópolis, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Carinhanha, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, Serra do Ramalho, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. Juntos, esses municípios somam 28 projetos inscritos.

“Temos muitas iniciativas dos gestores municipais aqui no Oeste que podem servir de modelo de boas práticas para outras regiões e é com esse propósito que reforçamos a importância da participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Os municípios que fizeram o cadastro no site até o dia 9/11 receberão uma mentoria gratuita para a elaboração dos projetos”, destaca, Adriana Morais.

Os projetos podem ser de autoria de uma prefeitura ou também podem ser indicados por duas ou mais prefeituras organizadas em Redes, Consórcios, Parcerias Público-Privadas ou Associações. O prefeito do município de Santana, Marcão Cardoso, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (Cibarc) e diretor de Infraestrutura da Federação de Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), recebeu com boa expectativa a XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

“Além das muitas parcerias importantes que o Sebrae realiza com as prefeituras, o prêmio Prefeitura Empreendedora é, para as administrações municipais, um reconhecimento e um estímulo para continuarmos trabalhando e encarando os desafios que envolvem a gestão pública. Como prefeitos, estamos sempre estimulando o empreendedorismo e empreendendo no setor público para promover o desenvolvimento dos nossos municípios e das nossas regiões e o Sebrae tem nos dado apoio e incentivado nesse progresso. Desejo boa sorte a todas as prefeituras participantes, com certeza a Prefeitura de Santana também é uma forte candidata”, disse o prefeito Marcão Cardoso.