ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da abertura da 2º edição da ConstruNordeste em Salvador

Na feira, instituição apresenta expositores do segmento, espaços para atendimento empresarial e oferta de seminários
Por Rosana Silva para a ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Na noite de quarta-feira (31) ocorreu a abertura da ConstruNordeste, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio, e seguirá até o dia 2 de agosto, com visitação das 13h às 21h. Considerada a maior do segmento, a feira promete transformar a economia do Norte/Nordeste com a participação de empresas de todo espectro da construção, com expositores, rodadas de negócios, seminários e oficinas.

Como parceiro institucional da ConstruNordeste, o Sebrae Bahia reuniu 35 indústrias de materiais para a construção civil, das cidades de Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana e Vitória da Conquista, para expor na área do Sebrae, com cerca de 500 m². São indústrias de materiais plásticos, cerâmica, mármores, móveis, metalmecânico, entre outras. Além disso, numa parceria com o Sindicato das Indústrias do estado da Bahia, haverá espaço para a exposição de 20 construtechs, startups da construção civil.

O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, reforçou o quanto um evento deste porte é significativo para a região, como também para os pequenos negócios que expõem seus produtos na feira.

“Aqui estarão as micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae, clientes acompanhados no ciclo de dois a três anos, que buscamos melhorar a competitividade, a qualidade do produto, a gestão empresarial e de recursos humanos. Mais de 30 empresas têm a oportunidade de participar do evento porque é o resultado de anos de trabalho. Quem está aqui, passou por todas as etapas de melhoria para ficar pronto não só para apresentar um produto, mas, sobretudo, para ter preço e condições especiais para vender e fazer negócios”, explicou.

Na mesa de abertura, as autoridades presentes falaram sobre a relevância do evento para o segmento e para a sociedade.

O presidente do Conselho Administrativo da Rede Bahia, Paulo Cesena, cumprimentou os presentes e comemorou a ampliação do espaço do evento para a exposição das empresas. “Nesta 2ª edição, incrementamos em 50% a área destinada as empresas. São mais de 150 expositores, 20% a mais que ano passado, sendo 3/4 dos expositores do estado da Bahia. Isso demonstra uma enorme oportunidade para que as empresas aqui do estado, pequenas, médias e grandes, apresentem seus produtos”, ressaltou.

Em seguida, o presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado da Bahia, Alexandre Landin, falou sobre a extensa programação que acontecerá nos três dias e ressaltou a importância da participação das mulheres no setor. “Quando a gente fala em inclusão, temos que pensar na entrada das mulheres e em trazer o fórum delas para sermos mais inclusivos. As mulheres representam grande parte da construção civil, são pessoas que querem trabalhar e precisamos delas”, pontuou.

O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, cumprimentou os presentes na mesa e falou da relevância do evento. “Esse evento ganha importância por aproximar toda a cadeia da construção civil e essa importância faz a união de todas essas áreas para que a indústria possa resgatar sua importância para economia brasileira e da Bahia”, disse.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, apontou a contribuição feita para o setor. “Hoje, na área da construção civil, Salvador vive o melhor momento da sua história por causa do conjunto de iniciativas que a prefeitura tem adotado nos últimos anos, como os estímulos e incentivos fiscais para impactar o setor”.

Já a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, representando o governador Jerônimo Rodrigues, pontuou sobre o desenvolvimento da área.

“Estamos aqui para dizer ao setor da indústria da construção e a todos que fazem parte deste evento que nós compartilhamos do mesmo ideal. Somos da construção e a nós compete construir o presente e deixar preparado a construção para o futuro. Enquanto poder público, temos a obrigação de sinalizar ao poder privado para onde queremos e para onde se deve levar os investimentos prioritários e empreendimentos, e onde devem cumprir sua função social”, ressaltou.

Também fizeram parte da mesa de abertura o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Antonio Ricardo Alban, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas e Mercado Imobiliário da Bahia, Cláudio Cunha e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, Joceval Carqueija.

Sebrae na ConstruNordeste

Durante os três dias, como apoiador institucional, o Sebrae se fará presente em um espaço com quase 500 m² de área montada para exposição de 55 pequenas indústrias de materiais e construtechs, além de espaços institucionais para atendimento empresarial. O Sebrae também apresentará três seminários que acontecerão na feira sobre: ESG e Sustentabilidade, Normas Técnicas, e o Fórum de Mulheres na Construção Civil.

Confira a programação:

01/08 – Seminário de Normas Técnicas – Apoio do Sebrae, a partir das 18h, na Plenária Pelourinho;

01/08 – Fórum das Mulheres, a partir das 17h30, na Plenária Bahia de Todos os Santos;

02/08 – Seminário “Suporte às pequenas e médias empresas para implantação de projetos sustentáveis”, com a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Márcia Suêde, das 16h45 às 17h15, na Plenária Pelourinho.