ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da primeira edição do Bahia Connect

Evento acontece até 12 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, e aplica inovação ao comércio de bens, serviços e turismo
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Bahia Connect 25 foi oficialmente aberto na noite desta quinta-feira (10), no Centro de Convenções de Salvador, com a imagem holográfica (em 3D) do presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, e da diretora regional do SENAC Bahia, Ana Rita Andrade, saudando a plateia repleta de empreendedores, gestores públicos e políticos. Este é o primeiro evento de inovação aplicado ao comércio de bens, serviços e turismo, que segue até sábado (12), com palestras, oficinas, experiências imersivas e networking. Ao todo 50 palestrantes se dividem em quatro arenas de apresentações e uma destinada a workshops. O encontro gratuito, que tem o objetivo de conectar tecnologia, conhecimento e inovação, é uma realização da Fecomércio, SESC e SENAC, com apoio do Sebrae e Governo do Estado da Bahia.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a importância de participar do evento. “Estamos vivendo num tempo em que não dá mais para ficar pensando no que fazer. Sendo assim, quero falar da nossa alegria em estar aqui com o programa Sebrae Delas, que tem estande com o foco voltado às mulheres que estão dando sua contribuição ao desenvolvimento econômico ao nosso estado. Também estamos aqui para fazer com que todas as micro e pequenas empresas do nosso estado tenham a condição de estar cada vez mais desenvolvendo o seu trabalho, gerando empregos e riqueza”, disse.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, também presente ao Bahia Connect 25, destacou o quanto é importante a parceria com o setor de comércio. “É momento de verificar essas exposições de novas tecnologias na área do comércio, manter contato com todo esse contingente de pessoas que estão inovando, muitos empresários e todo o sistema Fecomércio, que realiza um excelente trabalho em estimular o setor do comércio na área de inovação e tecnologia”, comentou.

O presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, frisou que a Bahia é indústria, agro, mas acima de tudo é comércio. “Somos hoje 70% do PIB [Produto Interno Bruto] da Bahia. Somos líderes absolutos em geração de emprego e renda nesta cidade e neste estado”, afirmou. “É com grande honra que abrimos o Bahia Connect, um evento que simboliza o compromisso do Sistema Comércio Bahia – Fecomércio/SESC/SENAC com o desenvolvimento econômico, social e educacional do nosso estado e de toda a região Nordeste”, completou.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, se disse surpreendido com a magnitude do Bahia Connect 25 e conclamou os organizadores (Fecomércio e SENAC) a incluí-lo na agenda oficial de eventos anuais da cidade. “A inteligência artificial é uma realidade nos setores de comércio, serviços e turismo e quem atua nesses setores tem que utilizar esses instrumentos para ter maior competitividade, eficiência e principalmente oferecer serviços ao cidadão com um custo menor”, apontou.

Na abertura ocorreu a apresentação do grupo Light Wire, cujos dançarinos sincronizaram seus movimentos com imagens multicoloridas holográficas no palco e com projeções no telão. Também participaram da mesa de autoridades a diretora regional do SENAC Bahia, Ana Rita Andrade; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), André Joazeiro; o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar; e a deputada federal Rogéria Santos.

Sebrae Delas

De acordo com o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Edcarlos Moreira, o Sebrae está apoiando o Sistema de Comércio da Bahia no evento em função da forte conexão entre os objetivos das duas entidades. “O Senac tem a missão muito bonita de fazer a qualificação profissional e o Sebrae a qualificação do empresário. Aqui, especificamente, estamos valorizando o empreendedorismo feminino, com o estande do Sebrae Delas, que oferece uma experiência que leva gameficação para dentro da estratégia desse programa nacional. O Sebrae Delas é um programa plural, que atende desde mulheres em situação de empreendedorismo de sobrevivência até mulheres que empreendem por oportunidade”, explicou.

Alguns dos palestrantes do Bahia Connect 25 pertencem ao casting do Sebrae e apresentam conteúdos focados em empreendedorismo, empreendedorismo feminino e afroempreendedorismo, com todas as vertentes que envolvem o programa Plural do Sebrae. São palestrantes: Luis Justo, CEO da Rock World, empresa produtora do Rock in Rio, do The Town e do Lollapalooza BR; e João Diamante, chef de cozinha, fundador e presidente do Diamantes na Cozinha, premiado nacional e internacionalmente, sendo uma de suas recentes conquistas o ChampionsofChange pelo The World’s 50 Best Restaurants.

A programação completa pode ser acessada no link oficial .