Com apoio da FAEB, SENAR e Sindicatos, das empresas Solar Diamante e Gold Fruit, e do Distrito de Irrigação de Mandacaru Codevasf, o Sebrae realizou, última quarta-feira (31), o 2º Encontro Coletivo com Produtores do Projeto Irrigado Mandacaru 1, dentro do programa ALI Rural, com o propósito de compartilhar conhecimentos no fechamento do segundo ciclo da jornada com 15 produtores presentes.
Criado pelo Sebrae, o programa é dividido em três ciclos, cada um com 10 encontros, sendo oito individuais e dois coletivos.
Durante o evento, foram realizadas duas palestras: “Segredos da Produtividade Adotando o 5S na Vida Rural”, conduzida pela consultora Diana Passos, e “Os Benefícios da Energia Solar para o Setor Agrícola”, ministrada pelo consultor Junior Barbosa. Para fechar a programação, foram feitas visitas técnicas ao packing-house da empresa Gold Fruit e à estação temática da empresa Solar Diamante.
O encontro teve como objetivo compreender as necessidades dos pequenos negócios rurais e potencializá-los por meio de ações inovadoras, constituídas de atividades simples que favorecem o aumento do faturamento e da competitividade.
José Davi Souza, proprietário do Sítio Pianório, produz manga no Lote 054 do Projeto Mandacaru 1, e destacou a importância de participar de eventos desse nível. “Nós, produtores, somos gratos ao Sebrae e a todos que contribuíram para a realização do 2º Encontro Coletivo. Iniciativas como essa são fundamentais para promover qualificação e impulsionar o crescimento do nosso negócio”.
Isael Pina Junior, analista técnico e gestor do agronegócio do Sebrae celebra o sucesso alcançado em mais um encontro coletivo do programa ALI Rural. “É compensador possibilitar aos fruticultores do Vale do São Francisco o acesso a informações e troca de experiências para o fortalecimento do ecossistema da inovação rural. O programa estimula os produtores a investirem em suas propriedades e fomentar práticas sustentáveis em seus pomares, fortalecendo a organização em rede”, explicou.