ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae promove Circuito de Comunicadores em Barreiras

Evento reuniu profissionais do Oeste baiano para debater jornalismo com propósito e renovação
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae Bahia deu um importante passo para valorizar os profissionais de comunicação do Oeste baiano com a primeira edição do Circuito Sebrae de Comunicadores, realizada em Barreiras, nesta quinta-feira (24). O evento, promovido pela Unidade de Comunicação e Marketing (UMC) da instituição, lotou o auditório do Hotel Morubixaba e reuniu jornalistas, radialistas, blogueiros e influenciadores digitais, que são fundamentais para dar voz aos empreendedores e impulsionar o desenvolvimento regional.

O Circuito de Comunicadores contou com a presença do gerente da UMC, Marco Araújo, e dos jornalistas Pedro Soledade e Vanessa Câmera. A palestrante da noite foi a jornalista Thaic Carvalho, que falou sobre o tema Comunicação e Jornalismo com Propósito, favorecendo que o encontro se tornasse propício para troca de experiências e renovação profissional.

A jornalista compartilhou sua trajetória profissional e reflexões sobre comunicação com propósito. De Salvador, ela iniciou a carreira no rádio, em Juazeiro, onde aprendeu na prática os desafios da profissão. Com passagem pela TV de Petrolina e tendo feito coberturas marcantes em Feira de Santana, destacou a importância do jornalismo humanizado. “Quem não sabe ler precisa entender o que eu digo na TV”, afirmou, lembrando que seu propósito sempre foi informar com clareza.

Thaic Carvalho também citou sua experiência na TV Bahia para inspirar os participantes. Com exemplos práticos como a técnica do “modelo sanduíche” – que alterna notícias difíceis com conteúdos positivos -, ela mostrou que “informar sem inspirar vira ruído”. Seu depoimento sobre a transição do jornalismo tradicional para o digital, mantendo sempre o propósito, repercutiu entre os comunicadores locais. Para Thaic, “comunicar com propósito exige equilíbrio”, desafiando os profissionais a priorizarem histórias locais de superação e empreendedorismo.

O jornalista da Agência Sebrae de Notícias, Pedro Soledade, classificou como “histórico” o primeiro Circuito de Comunicadores realizado em Barreiras. “Poder reunir tantos protagonistas da comunicação do Oeste baiano é um fator de felicidade para nós, mas que principalmente mostra o poder que a comunicação tem nesta região”, afirmou.

Pedro Soledade elogiou o perfil dos participantes. “Já temos uma comunicação muito qualificada, com profissionais experientes, com bagagem e repertório, verdadeiros protagonistas de suas histórias e, em sua maioria, empreendedores. Muitos têm os seus próprios meios de comunicação, à frente de programas de rádio, blogs e sites, produzindo conteúdo diariamente. Sabemos o quanto isso é desafiador”, disse.

Para o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o evento cumpriu um papel estratégico. “Foi um momento oportuno para networking, onde cada um pôde entender melhor o trabalho do outro e conhecer as pessoas por trás das câmeras, dos microfones e das redes sociais”. Ele destacou ainda que a iniciativa serviu para reconhecer o trabalho essencial desses profissionais, que diariamente dão voz aos empreendedores locais e garantem espaço para pautas dos pequenos negócios.

Depoimentos inspiradores

Os comunicadores locais saíram do circuito com novas perspectivas. O blogueiro e radialista Sigi Vilares, um dos nomes mais conhecidos da comunicação no Oeste da Bahia, com mais de trinta anos de atuação na área, enfatizou a importância do encontro. “Muito importante, até porque abre a mentalidade. Às vezes a gente fica preso aqui no nosso mundo, não se capacita, não busca informação. A Thaic veio de Salvador e abriu o leque para a gente. Meu blog já vinha mudando, porque antes eu só fazia jornalismo policial. Agora entendi que estou no caminho certo. Posso continuar com a notícia forte, mas equilibrando com boas histórias que mudam a vida das pessoas”, explicou.

Já o comunicador Jota Silva, com mais de 30 anos de carreira no rádio, compartilhou suas impressões sobre o encontro e os aprendizados que acrescentará à sua trajetória profissional. “O que levo daqui é uma impressão muito boa de uma palestrante que conta a sua própria história. A gente que está nesse meio sabe das dificuldades, tanto na capital quanto no interior, para fazer uma reportagem e se destacar”, afirmou.

O radialista elogiou a iniciativa do Sebrae e destacou a importância de eventos de capacitação. “Encontros como esse são de muito proveito. Por mais tempo que a gente esteja no rádio, ainda saímos com aprendizado num evento tão rico como esse”, completou.

-

Reinvenção e futuro

A palestra foi encerrada com um exercício onde cada participante deveria declarar seu propósito na comunicação. “Fama, dinheiro ou impacto social? “Definam isso hoje”, concluiu a palestrante, reforçando que o jornalismo tradicional não morrerá, mas precisa se reinventar com ética e criatividade.

O comunicador Ivonaldo Paiva, radialista da Rádio Band FM e repórter fotográfico, saiu motivado. “Há uma importância muito grande, porque nós vemos o intercâmbio de ideias, experiências, como a Thaic mostrou para nós. Vimos também uma pluralidade de métodos, como jornalismo, rádio, blogs e redes sociais. Essa junção de tudo isso somou muito para todos nós. Eu mesmo estou muito feliz. Enriqueceu meu conhecimento e estou encorajado também, inspirado por conta dessa comunicação que nós vimos hoje”, completou.

-