ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza palestra em parceria com entidades lojistas no Shopping da Bahia

Dados e estratégias inovadoras estão moldando o futuro do comércio varejista
Por Cátia Lima para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Em parceira com a FCDL Bahia, CDL Salvador, Fecomércio Bahia, ACB, Shopping da Bahia, o Sebrae realizou nesta segunda (17), no UCI Shopping da Bahia, a palestra Pós NRF 2025, com Fred Alecrim, referência nacional no segmento de varejo, na qual apresentou os insights mais recentes. A NRF (National Retail Federation), conferência global de varejo que acontece em Nova York anualmente, discute as inovações e tendências do setor varejista. Uma oportunidade única para entender como tecnologia, dados e estratégias inovadoras estão moldando o futuro do comércio varejista.

Fred Alecrim é formado em Administração e empreendedor desde os 20 anos de idade. Antes de empreender foi gerente de varejo e atacado; consultor do Sebrae e facilitador do Empretec. Alecrim é coordenador e gestor de conteúdo em missões para a NRF e pioneiro no ramo de varejo na internet.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, comentou sobre a importância da parceria entre as instituições para a realização do evento. “A parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigente Lojistas), as entidades de logísticas e o pessoal do comércio é muito importante, porque o Sebrae atua na capacitação de pequenas empresas. E trabalhar esse público que representa o segmento produtivo, o varejista, é muito importante, porque assim é possível cada vez mais gerar melhores fluxos para os empresários desse segmento”, afirmou.

Para o diretor presidente da CDL Alberto Nunes, a parceria aproxima os associados e faz com que tenham mais conhecimento e melhor aprendizado. “Nós fazemos isso para trazer conhecimento e divulgar o que essas entidades podem fazer por nós, lojistas”, explicou.

Presença Digital

Na oportunidade, Alecrim falou sobre a importância da presença digital para o setor varejista e apresentou dados relevantes. “Cerca de 90% dos consumidores iniciam sua jornada de compra online e, por mais que você não venda, você tem que ter uma presença digital, porque, se 90% das pessoas começam online, antes de ir à loja elas pesquisam. Se não te encontram online, elas não chegam à sua loja. Então a presença no digital é fundamental,” concluiu.

Lojista do ramo de decoração, Maria José Vieira, confessa que não perde uma palestra de Fred Alecrim. “Eu participo todo ano desse evento. Eu e a minha turma lá da loja, porque abre os horizontes para 2025. Nos dá uma motivação para trabalhar com ânimo, coragem, com vigor, porque as coisas com certeza, tendem a melhorar. E a gente tem que trabalhar com inovação, com tecnologia, com ânimo para vencer em 2025,” exclamou.