ASN BA
Compartilhe

Sebrae reúne secretários de agricultura do Território do Rio Grande para discutir desenvolvimento das cadeias produtivas

Evento apresentou soluções para impulsionar a agricultura e proporcionar a qualificação dos produtores na região 
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

Na manhã desta terça-feira, 18 de março, o Sebrae em Barreiras realizou encontro com secretários de agricultura dos municípios que compõem o Território da Bacia do Rio Grande, na sede da instituição. O objetivo foi de levantar as demandas das cadeias produtivas da região e apresentar soluções do portfólio do Sebrae aos parceiros, visando a elaboração de um plano de ação para 2025. Doze municípios estiveram presentes, como Angical, Barreiras, Riachão das Neves, Cotegipe, Wanderley, Cristópolis, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Baianópolis e Catolândia.

O gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, destacou a importância do evento. “Este é o terceiro encontro que realizamos com secretários do Oeste da Bahia. Já passamos pelos territórios da Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico, e agora concluímos na Bacia do Rio Grande. Esses encontros são uma oportunidade para colocar o desenvolvimento econômico, a agricultura e o empreendedorismo como prioridades na gestão pública municipal. O Sebrae busca construir um fórum permanente de secretários para debater iniciativas que possam ser trabalhadas em conjunto, fortalecendo as atividades econômicas da região”, disse.

No encontro o Sebrae apresentou seu portfólio de soluções voltadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas do leite e da fruticultura na região oeste da Bahia. O foco principal é a aplicação de boas práticas agrícolas, gestão eficiente, formação de preços e melhoria genética, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos.

Encontro-1

A Bahia ainda importa 50% do leite consumido no estado, o que indica um mercado aquecido e com grande potencial de crescimento. Já na fruticultura, a região se destaca como um dos maiores polos produtores do país, especialmente em culturas como banana, manga e mamão. O Sebrae oferece mais de 100 soluções, com ênfase em inovação e tecnologia, para impulsionar a produção e a comercialização desses produtos.

Entre as principais ferramentas disponíveis estão consultorias subsidiadas por meio do Programa Sebraetec, que cobre até 70% do custo. As consultorias ajudam os produtores a melhorar a produtividade, acessar novos mercados e garantir a certificação de seus produtos, ampliando as oportunidades de comercialização nacional e internacional. O trabalho do Sebrae abrange todas as etapas da cadeia produtiva, desde a colheita e pós-colheita até a comercialização, promovendo um desenvolvimento sustentável e de longo prazo para os produtores da região.

O Consórcio Multifinalitário do Oeste (CONSID) também marcou presença e apresentou seus programas aos secretários. A secretária executiva do CONSID, Erica Seixas, enfatizou a importância das iniciativas desenvolvidas pelo consórcio, que busca atender as diversas áreas e suprir as necessidades dos problemas que a gestão pública enfrenta, principalmente em municípios de pequeno porte.

“Trabalhamos no modelo de colegiado, onde os secretários trazem as problemáticas vividas nos municípios e, de forma colaborativa, discutimos soluções possíveis. Um dos nossos programas, ‘Da Roça pra Mesa’, tem o objetivo de conectar agricultores familiares às escolas, levando alimentos saudáveis e nutritivos aos estudantes, enquanto gera emprego e renda para os produtores. Outro destaque é o programa ‘De Fato e de Direito’, que garante o direito à terra e regulariza pequenos produtores, trazendo segurança jurídica e possibilitando crédito agrícola”, afirmou Érica Seixas.

Relevância do encontro para os municípios

O Território da Bacia do Rio Grande é composto por 14 municípios. O secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, Joaquim Neto, ressaltou a importância do encontro para a troca de experiências entre os municípios. “Esses encontros são fundamentais para discutir o que está dando certo em uma região e replicar em outras. Propus a criação de um fórum permanente de secretários, onde possamos conversar abertamente sobre nossos desafios. O Sebrae tem um papel crucial em levar tecnologia ao pequeno agricultor, e é isso que buscamos em Barreiras – investir em treinamentos e soluções simples que possam transformar a vida dos produtores”, salientou o secretário.

O secretário de Agricultura do município de Cristópolis, Jadir Vasco de Araújo, também avaliou o evento de forma positiva para o município. “Cristópolis tem 76% da população rural, então o conhecimento e as estratégias apresentadas aqui são essenciais para o desenvolvimento da nossa agricultura. O apoio do Sebrae e do CONSID é fundamental para melhorar a vida dos pequenos produtores”, enfatizou.

Durante a manhã, aos participantes foi apresentado o projeto Leite Oeste Bahia, que chegou ao seu 7º ano em 2023. O evento, realizado em parceria com o Sebrae, BAHIATER, CONSID e SENAR, é o maior da cadeia produtiva do leite na Bahia. A edição deste ano vai acontecer entre 29 de outubro e 1º de novembro, em Barreiras, com palestras, debates, painéis e cursos de formação.

 Recepção com produtos regionais

Os secretários foram recepcionados com um café da manhã composto por produtos regionais, oriundos da agricultura familiar. Cada município ofereceu um produto que o representasse, simbolizando a diversidade e a riqueza da produção local.