ASN BA
Compartilhe

Transformação Digital aquece as vendas dos pequenos negócios no Oeste baiano

Empresária Janaína Gonçalves destaca benefícios do programa Comércio Digital na expansão do seu supermercado
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

No cenário competitivo atual, a presença digital tornou-se indispensável para o crescimento sustentável dos pequenos negócios. Janaína Gonçalves, empresária do município de Riachão das Neves, Oeste Baiano, dona do Supermercado Ondina, entendeu essa necessidade ao participar do programa Comércio Digital, promovido pelo Sebrae em Barreiras. Durante seis meses de 2023, ela recebeu orientações personalizadas sobre como trabalhar com o marketing digital, controle de estoque e digitalização, oferecidas pela consultoria Renova Varejo, solução que está dentro do programa.

“As empresas que participaram do Comércio Digital 2023, alcançaram bons resultados durante o projeto, conseguimos realizar várias ações como oficinas, cursos, palestras, consultorias, destaco aqui as consultorias do programa Renova Varejo, onde trabalhamos inicialmente com 30 empresas, tendo um resultado positivo das ações realizadas”, afirma o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Carlos Cayres.

O analista ainda reconhece que a empresa Supermercado Ondina através das ações realizadas pelo Sebrae, conseguiu alavancar suas vendas e trabalhar de maneira mais assertiva nas redes sociais. “A empresa passou a adotar cards padronizados, criar campanhas em datas comemorativas, e a criar vídeos específicos para as redes, o que, consequentemente, aumentou seu engajamento nas redes”, explica o analista.

O foco da empresária era melhorar o desempenho do comércio por meio do marketing digital, visando o aumento da competitividade e, na sequência, o aumento dos lucros. Na busca para alcançar o seu público através da publicidade online, Janaína almejava expandir a divulgação do Supermercado Ondina para potenciais clientes do varejo em diversas localidades da região. Para ela, o comércio digital proporcionou a facilidade de comunicação entre cliente e comércio, transformando a exposição dos produtos em algo fácil e direto.

“Antes não havia uma constância de divulgação das informações necessárias e importantes para os clientes como as promoções diárias, semanais e mensais para que eles pudessem acompanhar nosso cronograma e aproveitar os melhores momentos para realizar compras com mais economia e qualidade. Antes, não existia a participação dos setores de liderança para reunir ideias e montar os planejamentos estratégicos juntos, e não tinha colaborador responsável por humanizar as propagandas da loja e eu fiquei encarregada de realizar todo esse trabalho que tem tido grande retorno”, Janaina.

O Supermercado Ondina, há dez anos, atende clientes do município de Riachão das Neves. A empresária ressalta que, graças ao Comércio Digital, ela conseguiu mais alcance de público-alvo, principalmente nas localidades rurais, contando ainda que outros processos de organização da empresa foram modernizados. “Foi uma estruturação planejada, trazendo êxito nos resultados. Após a prática do planejamento estratégico sempre é interessante fazer análise dos indicadores, tornando possível melhorar em cada novo projeto”, conclui.

Além do Supermercado Ondina, de Riachão das Neves, o Comércio Digital, em 2023, contou com a participação de empresas varejistas de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.