ASN BA Atualização
Compartilhe

Brasilidade do 4º Festival Raízes encanta com diversidade de programações externas

A vila de Caraíva abriu as programações externas com o Raízes Cultural neste fim de semana
Por Milka Morais
ASN BA Atualização
Compartilhe

Porto Seguro, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda vivenciam mais uma edição do Festival Gastronômico que é um marco no calendário de eventos da região, com a promoção do destino turístico e da boa gastronomia. A abertura do 4º Festival Raízes de Porto Seguro foi realizada na última quinta-feira (11) e, desde então, as programações diversas são o encantamento à parte tanto para turistas quanto para moradores dessas localidades.

No último fim de semana, a vila de Caraíva recebeu a primeira parte das atrações, na praça da Igreja, com o Raízes Culturais que é uma Mostra Gastronômica com os pratos do Festival. Além disso, as atrações culturais, muita música e todo o charme desse destino encantador que exala a tradicional vila compuseram o quadro de sabor e brasilidade, como propõe o evento.

Continuando com o roteiro gastronômico e turístico, nesta terça-feira (16), em Arraial d’Ajuda, a partir das 19h30, acontece o Festim Mirante 54, com o chef Ruy Filho. As reservas para participar desta experiência com menu de entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa, são feitas com antecedência pelo telefone (11) 94013-2344.

Ainda em Arraial d’Ajuda, outro momento bastante aguardado e que tem tudo a ver com o tema do Festival é a Feijoada Raízes, neste sábado (20), a partir das 13h, com Roda de Samba no Esquina do Porto Armazém.

A Passarela da Cultura em Porto Seguro será o ponto de encontro nos dias 26 e 27 de abril, onde contará com uma praça de alimentação montada para degustação de pratos, cozinha-show e diversas atrações culturais e musicais, marcando, assim, o encerramento desta edição do Festival Raízes e da valorização da cultura e gastronomia local.

Para este momento, a Chef e escritora Morena Leite, do Instituto e grupo Capim Santo, apresentará um prato que represente sua história com a região, já que cresceu no Quadrado de Trancoso e apesar de estudar e se formar no Le Cordon Bleu como Chef de Cozinha e Confeitaria, deixou a França para retornar ao Brasil na missão de divulgar suas raízes através da gastronomia.

Social

Foto: Divulgação

Além do incentivo econômico para a região, outra proposta do Festival é a divulgação do destino turístico, o que reflete também para os povos originários dessa região, como por exemplo, a etnia Pataxó que é encontrada em toda a Costa do Descobrimento, trecho que compreende o Extremo Sul da Bahia e os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Durante o fim de semana, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito e a gestora de projeto Flávia Goroni visitaram a sede da Associação Comunitária Pataxó da Aldeia Xandó Porto do Boi (ACOPAX), ouvindo diretamente dos líderes comunitários quais são os projetos desenvolvidos atualmente e as principais demandas para fortalecer o etnoturismo junto às comunidades tradicionais na vila de Caraíva.