ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae apresenta oportunidades da economia náutica em Cairu

Público conheceu os resultados de importantes estudos e pesquisas para o desenvolvimento da economia náutica no município e na Bahia
Por Patrícia Guedes
ASN BA Atualização
Compartilhe

Público conheceu os resultados de importantes estudos e pesquisas para o desenvolvimento da economia náutica no município e na Bahia

O Sebrae Bahia em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e apoio das secretarias municipais de Turismo deu início à programação do Circuito Conexões Náuticas, com apresentação de pesquisas e estudos que comprovam a representatividade e potencialidade da economia náutica na Bahia. Nesta segunda-feira (25), o município de Cairu, terceiro destino turístico da Bahia, recebeu o circuito no salão da Câmara Municipal. Empresários, poder público e sociedade civil organizada prestigiaram o encontro.

A matriz de oportunidades da economia náutica em Cairu foi explanada pelo mestre em Gestão de Organizações, Fernando Amaral. Em resumo, Cairu apresenta possibilidade de implantação de 22 segmentos entre comércio e serviços, com criação de 73 novos postos de trabalho, resultando num faturamento anual de aproximadamente R$9 milhões e R$ 770 mil de receitas tributárias.

O mapeamento da infraestrutura náutica da Bahia e panorama econômico estadual foram apresentados pelo especialista em Economia Náutica, José Raimundo Zacarias, que enfatizou as potencialidades e representatividades locais, entre elas a extensão da costa baiana, a facilidade de navegação, a favorabilidade climática, a cultura e tradição marítima.

Ainda de acordo com as pesquisas apresentadas, a economia náutica traz em seu bojo o incentivo ao desenvolvimento regional e tecnológico, à dinamização do turismo, geração de renda e divisas, através de suas atividades e equipamentos, como as marinas, que tem suas implantações ao longo da costa baiana no foco do projeto.

O projeto Conexões Náuticas tem na sua coordenação estadual, Péricles Bahia, que destacou, em Cairu, a motivação do Sebrae em fomentar os pequenos negócios através do fortalecimento da economia náutica. “A Bahia tem a maior costa litorânea do país, a economia náutica é de uma potencialidade gigantesca, que merece um olhar especial, por isso o Sebrae se junta a Setur e às demais instituições representativas da esfera pública e privada para uma forte parceria voltada ao desenvolvimento desse setor que impacta positivamente no fortalecimento das micro e pequenas empresas, foco do Sebrae”, salientou.

Para o secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, os resultados dos estudos e pesquisas demonstram ainda mais a potencialidade do município no setor náutico. “Percebemos a necessidade de uma marina em nosso arquipélago como um equipamento fundamental para desenvolvermos ainda mais o turismo náutico em nossa região. Excelente trabalho do Sebrae”, elogiou.

Eduardo Ferraz empresário do ramo de hotelaria e secretário especial de Morro de São Paulo, distrito de Cairu, considerou que pela grandiosidade do projeto, “todo o empresariado, comunidade e gestão devem seguir apoiando o desenvolvimento da economia náutica em busca das realizações que chegarão para somar com o destino”.

Além de Cairu, outros nove destinos de maior destaque para o setor náutico fazem parte das ações do projeto: Alcobaça, Baía de Todos os Santos, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Salvador e Região Metropolitana.

As próximas etapas do Conexões Náuticas trabalhará com a hierarquização das localidades favoráveis para implantação de marinas, roteiro e circuito náutico.

O projeto

O projeto de desenvolvimento da economia náutica baiana, uma parceria entre o Sebrae Bahia e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), busca planejar ações estratégicas para o setor, como o mapeamento dos equipamentos náuticos de todo o estado, realizar estudos e pesquisas que permitirão avaliar o potencial socioeconômico do setor, bem como promover a articulação junto a investidores do mercado.

É objetivo também do projeto a ampliação de roteiros e circuitos náuticos, o desenvolvimento de um plano de aperfeiçoamento empresarial, bem como a realização de ações efetivas que possibilitem às pequenas empresas baianas a inserção na dinâmica econômica do estado.

Essas ações visam revelar novas ofertas turísticas e posicionar a Bahia como um destino competitivo nacional e internacionalmente.

Confira o cronograma do Circuito Conexões Náuticas

Ilhéus
Data: 01/08
Local: Ilhéus Iate Clube
Horário: 19h
Inscrições: https://shre.ink/m6HR

Salvador
Data: 04/08
Local: Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador
Horário: 17h
Inscrições: https://shre.ink/my7w

  • sebrae bahia